Proerd forma 700 alunos em São Pedro

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar há 10 anos, formará nesta sexta-feira (26/08) 700 alunos de cinco escolas da Grande São Pedro, em Vitória. Essa foi a primeira vez que o programa foi aplicado na região.

O Proerd faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, iniciativa do Governo do Espírito Santo que visa levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade.


A formatura será às 18 horas, no ginásio poliesportivo da Faesa II, localizada na rodovia Serafim Derenzi, no bairro Conduza.

Os formandos são estudantes da 4ª e 6ª série, de 24 turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Lacerda de Aguiar, EMEF José Lemos de Miranda, EMEF Lenir Borlot, EMEF Maria José Costa Moraes e EMEF Rita de Cássia Oliveira, todas localizadas na região da Grande São Pedro.

Eles tiveram aulas durante 10 semanas, que foram ministradas pelos soldados Jaciara Gavazza, Marcelo Pinto e Wemerson Barcelos, da 5ª Companhia do 1º Batalhão.

Na formatura, os alunos receberão um diploma do curso e uma camisa do Proerd. Duas redações feitas pelos estudantes foram escolhidas e serão premiadas.

No primeiro semestre de 2011, o Proerd atendeu a 14.453 crianças e adolescentes de 224 escolas, em 34 municípios capixabas. Esse número representa 76% do total de alunos que participaram das aulas do programa em todo o ano de 2010. A meta para 2011 é chegar a 35 mil alunos. Desde que o programa começou, em 2001, 143.796 crianças e adolescentes foram atendidos.

Além do curso oferecido para crianças e adolescentes, o programa disponibiliza palestras para familiares, escolas e comunidades em geral com o objetivo de reforçar os fatores de proteção e prevenção. Este ano já foram realizadas 64 palestras para 10.380 pessoas. A meta é atingir 35 mil.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para (27) 3224-5684.

O Programa Estado Presente é a ação do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

Os 30 aglomerados foram identificados a partir do cruzamento de dados de Vulnerabilidade Social e de informações de crimes letais intencionais, registrados nos últimos anos no Espírito Santo.

O Programa Estado Presente já foi lançado em nas regiões da Grande Terra Vermelha, Vila Velha; de Nova Bethânia, Viana; Nova Rosa da Penha, Cariacica, Santo André, em Vitória, e Feu Rosa, na Serra. Para que as ações tenham sucesso, o Programa Estado Presente conta com estratégia integrada entre iniciativas das secretarias estaduais e a atuação das prefeituras dos locais mapeados.

Ao mesmo tempo, para reduzir a vulnerabilidade social, atuam as secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, de Esportes e Lazer, de Educação, de Saúde, de Cultura, de Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia, de Governo, Superintendência de Comunicação e Defensoria Pública.

Muitos destas ações contam com a participação das prefeituras, que possuem ferramentas de inserção e atuação nestas comunidades. Também são parceiros importantes as entidades do Sistema “S” (Sesi, Senai, Senac), entidades do terceiro setor e sociedade civil organizada.


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger